quiróptero - определение. Что такое quiróptero
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое quiróptero - определение

ORDEM DE MAMÍFEROS
Chiroptera; Morcegos hematófagos; Quiróptero; Morcegos; Quirópteros
  • Lophostoma]]'', fotografado no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Brasil.
  • Um morcego da espécie ''[[Artibeus lituratus]]'' (Phyllostomidae), fotografado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
  • Um morcego ''[[Artibeus cinereus]]'' cuidando do seu filhote debaixo de uma tenda feita em uma folha, fotografado na Reserva Michelin, Brasil
  • Um morcego-vampiro-comum (''[[Desmodus rotundus]]''), fotografado no Parque Estadual do Rio Doce, Brasil.
  • Foto do esqueleto de morcego.
  • Desenho de asa de morcego.
  • Um típico morcego nectarívoro (''[[Lichonycteris obscura]]''), fotografado na Reserva Michelin, no Brasil. Na foto, é possível ver o focinho e parte da língua, geralmente muito alongados em morcegos que se alimentam de flores.
  • Um morcego ''[[Platyrrhinus lineatus]]'' se alimentando de um fruto de caqui-do-cerrado (''[[Diospyros hispida]]''), fotografado na reserva da Universidade Federal de São Carlos, no Brasil.
  • Uma raposa-voadora ''Pteropus giganteus'' (Megachiroptera: Pteropodidae).

Quirópteros         
sm pl Zool Ordem (Chiroptera) de mamíferos, cujos dedos dos membros anteriores são unidos entre si por uma membrana, à maneira de asa, que lhes permite voar, tendo como principal representante o morcego. São geralmente noturnos e insetívoros; algumas espécies são hematófagas.
Quirópteros         
m. pl.
Ordem de mamíferos, que têm por tipo o morcego.
(Do gr. "kheir", mão, e "pteron", asa)
quiróptero         
sm (quiro+ptero) Zool Espécime dos Quirópteros.

Википедия

Morcego

O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera, cujos integrantes apresentam uma fina membrana de pele entre os dedos, a qual se estende até as patas e se conecta às laterais do corpo, formando as asas. Distinguem-se das aves, pois estas possuem penas suportadas por ossos. Os morcegos são os únicos mamíferos com voo verdadeiro. No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes indígenas andirá ou guandira.

Esse grupo abrange 21 famílias e 237 gêneros . Representam um quinto (~ 20%) de toda as espécies de mamíferos do mundo São pelo menos 1 447 espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podem ter uma envergadura de cinco centímetros a dois metros, uma enorme capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente (só não ocorrem nos polos) e uma ampla diversidade de hábitos alimentares.

Tradicionalmente, os quirópteros dividam-se em duas subordem: a Subordem Microchiroptera), que seriam os morcegos capazes de ecolocalizar pela laringe, e a Subordem Megachiroptera, que não apresentava a capacidade de ecolocalizar pela laringe. Entretanto, estudos moleculares indicaram que essa classificação não está de acordo com a filogenia do grupo, portanto, a classificação mais adequada atualmente é a divisão dos quirópteros em Yangochiroptera e Yinpterochiroptera

Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Cerca de 70% dos morcegos são insetívoros, alimentando-se de insetos, sendo praticamente todo o restante frugívoros, ou seja, alimentam-se de frutas. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina. Dessa maneira, morcegos contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas), fornecedores de nutrientes em cavernas e vetores de doenças silvestres, dentre outras funções. Possuem ainda o extraordinário sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.